O que o encontro do PDT em Fortaleza indica sobre a pressão entre Izolda e Roberto Cláudio

Apesar do partido ter quatro pré-candidatos, o evento deu mais um demonstrativo do acirramento crescente entre PT e PDT

O PDT iniciou, em Fortaleza, os encontros regionais “O PDT sabe fazer” com objetivo de fortalecer a pré-candidatura à presidência de Ciro Gomes (PDT) a partir da experiências de gestões da legenda em cada região. No berço político do presidenciável, o evento pedetista acabou tendo como ponto alto a movimentação em torno dos pré-candidatos que disputam vaga para o Governo do Ceará. overnadora Izolda Cela (PDT) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), que já tem concentrado, nas últimas semanas, as maiores mobilizações em torno de suas pré-candidaturas, também tiveram os discursos mais concorridos durante o evento regional.

Apesar disso, lideranças estaduais e parlamentares da bancada pedetista preferiram não manifestar tão abertamente as preferências e apoios – contrastando o que vinham fazendo até então. A preferência foi por elogiar os quatro pré-candidatos envolvidos na disputa interna – além de Izolda e Roberto Cláudio, também concorrem o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e o deputado federal Mauro Filho.

 

Evandro Leitão e Roberto Cláudio
Legenda: Evandro Leitão e Roberto Cláudio
Foto: Fabiane de Paula

 

Os últimos dois, no entanto, tiveram pouco protagonismo durante o evento. Sem discursar, Evandro Leitão permaneceu apenas durante o discurso da governadora Izolda, enquanto Mauro Filho, que também não falou no encontro, já chegou durante os discursos finais do evento.

As declarações de unidade partidária foram reverberadas não apenas pelos pré-candidatos como pelo próprio Ciro Gomes – uma das lideranças que deve ser central na definição do nome do PDT. Apesar disso, a data para esta escolha parece estar decidida. Presidente do PDT Ceará, André Figueiredo afirmou que a decisão deve sair até a primeira semana de julho.

GRITOS DE APOIO E COMITIVA DE DEPUTADOS

A governadora chegou por volta de meio-dia, algumas horas após o início oficial do evento, acompanhada de comitiva de deputados cearenses, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), que também é um dos pré-candidatos da legenda ao Palácio da Abolição.

 

Governadora Izolda Cela
Legenda: Governadora Izolda Cela
Foto: Fabiane de Paula

 

A chegada foi seguida de muitos gritos de apoio à governadora entre o público do evento. Durante toda a fala da pedetista, os militantes voltaram a puxar gritos de “Izolda, Izolda, Izolda”. A governadora disse ter ficado “feliz” com a recepção. “Receber essa reação calorosa das pessoas é bom, né?”, acrescentou.

O discurso de Izolda foi centrado em áreas que devem estar presentes durante a campanha eleitoral. As conquistas da educação e dos programas de Primeira Infância, além da descentralização da rede de saúde foram enfatizadas pela governadora.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.